Para desbloquear o token G&D, deverá executar o aplicativo "tokenadmin".
IMPORTANTE: É necessário que tenha conhecimento da senha do administrador (senha PUK). As senhas é de conhecimento apenas do titular do Certificado e o SERPRO não tem gestão sobre qualquer uma das senhas.
Clique no
Launchpad.
Digite "tokenadmin".
Clique em
tokenadmin.
Será aberto o Utilitário de administração de token.
Para desbloquear o token, é importante que o Status do token esteja "operacional".
Para mais detalhes do Status do token, clique no menu
Token.
Em seguida, clique em
Mostrar informação do token...
O Status do PIN aparece como BLOQUEADO.
Status de PUK deve estar com o valor "PUK OK" ou com qualquer valor diferente de BLOQUEADO. Caso esteja "BLOQUEADO", não será possível realizar o desbloqueio e o acesso ao certificado é perdido.
Para desbloquear o token, clique no menu
Token.
Em seguida, clique em
Desbloquear PIN...
Informe o PUK no campo "Introduza o PUK".
Em seguida, informe o novo valor do PIN nos campos "Introduza o novo PIN" e "Confirme o novo PIN".
Se tiver tudo certo, clique em OK.
ATENÇÃO: se tiver PUK estiver errado, pode bloquear o token completamente. Tenha cuidado principalmente com este modelo de token que possui apenas 3 tentativas para cada uma das senhas.
Caso tenha digitado a senha PUK de forma errada, o gerenciador irá notificar que houve falha.
Informe novamente a senha PUK com cuidado.
Se a senha PUK foi digitado corretamente, a senha PIN será desbloqueada com êxito e poderá utilizar novamente o seu certificado.