Para desbloquear o token G&D ou tokens ou cartões gerenciados pelo SafeSign, deverá executar o aplicativo "Administração de token".
IMPORTANTE: É necessário que tenha conhecimento da senha do administrador (senha PUK). As senhas é de conhecimento apenas do titular do Certificado e o SERPRO não tem gestão sobre qualquer uma das senhas.
Para acionar o aplicativo Administração de token, digite "token" na Pesquisa.
Clique em
Administração de token.
Para desbloquear o token é necessário que este ainda esteja com o "Status do token" operacional.
Outra forma de verificar se o token pode ser desbloqueado é verificando as Informações do token.
Clique no menu
Token > Mostrar informação do token...
Observe que o Status do PIN encontra-se BLOQUEADO.
É possível realizar o desbloqueio do PIN, pois a senha PUK ainda está com o status OK.
Agora vamos desbloquear o PIN. Para isso, clique no menu
Token > Desbloquear PIN...
Informe a senha PUK no campo "Introduza o valor da senha PUK".
IMPORTANTE: tenha atenção ao digitar a senha PUK, pois esta senha oferece APENAS 3 tentativas de acerto.
Informe também o novo valor da senha PIN nos campos "Introduza o novo PIN" e "Confirme o novo PIN".
Se tudo estiver OK, clique em
OK.
Ao desbloquear o PIN, aparecerá a mensagem "Seu PIN foi desbloqueado com êxito!"